[Pegadas em Viagem] Ilha do Sal, um belo horizonte

by - 10:30


Duas amigas. Viagem de fim de verão. Terra da morabeza.


Por vezes nem eu acredito na sorte que tenho. Desta vez quem ganhou uma viagem foi a minha melhor amiga, para a ilha do Sal, oito dias com tudo incluído para duas pessoas! Decidimos que íamos usufruir desta viagem no fim do verão como uma espécie de despedida à estação do ano que tanto adoramos.

A ilha do Sal, em Cabo Verde, é uma ilha com uma beleza incomparável! As pessoas simpáticas e humildes tratam-nos como se fôssemos amigos e família, a praia de santa maria é simplesmente paradisíaca, o olho azul e a buracona são locais esplêndidos, e as salinas uma experiência a não perder.

Desta vez, quem nos orientou na viagem foi o operador turístico Soltrópico e ficámos instaladas no Hotel Oasis Belorizonte, de quatro estrelas, em regime de tudo incluído. Assim que chegamos a nossa impressão foi a mais positiva que pode haver. O hotel é bonito e muito moderno. A staff muito simpática, não é á toa que na ilha do sal o povo é considerado um povo 'morabeza', isto é, um povo amável e afável.
O quarto também foi uma surpresa agradável: quarto grande, limpo, moderno, assim como a casa-de-banho.


O Hotel tem duas piscinas, uma salgada e uma doce, que logo nos envolvem no ambiente tropical que se vive em Cabo Verde. Nesta viagem não passámos muito do nosso tempo nas piscinas do hotel porque realmente a praia era maravilhosa. 
Se na viagem a Djerba o que considerei mais fraco foi a comida, posso afirmar que neste hotel a comida era espantosa! Já tive a oportunidade de estar em alguns Resorts e hotéis em diferentes países e, na minha opinião, este foi o hotel com as melhores e mais saborosas refeições. A comida era variada, tanto na carne como no peixe, tinha sempre grelhados, tinha a comida típica cabo verdiana como a muamba (nunca tinha experimentado e gostei imenso, é muito semelhante á nossa feijoada mas a muamba é feita à base do milho), as sopas eram deliciosas... 

A praia, com acesso directo do hotel, foi um dos pontos altos desta viagem. Assim que conhecemos a praia ficamos completamente extasiadas com a beleza paradisíaca que a marca. Areia muito macia, água quente e tão límpida que conseguimos estar na água e ver os cardumes a nadarem perto de nós. É inacreditável mas conseguimos estar horas e horas dentro de água sem dar pelo tempo passar. O único ponto negativo em relação à praia era que quase nunca havia cadeiras e cabanas disponíveis pois as pessoas marcavam lugar (o que nem é permitido mas em contrapartida o nadador salvador disponibilizava-nos chapéus de sol).

Como a ilha é relativamente pequena, optámos por fazer apenas uma excursão de meio-dia para a volta à ilha. Começamos por visitar a murdeira, um sítio de praia, com alguns hotéis á sua volta. Seguiu-se a visita a Espargos, onde fiz as compras dos tradicionais recuerdos que se traduziram nos pequenos quadros lindíssimos feitos com areia vulcânica da ilha. 


Depois de algum tempo de viagem chegamos à buracona, um dos pontos turísticos da ilha, para ver o olho azul e dar uns mergulhos. O olho azul é um buraco no tecto de uma rocha submarina. Quando o sol está alto, a luz ao penetrar nas águas proporciona um efeito de um olho azul que contrasta com o escuro das rochas. Lindo.

Muito perto do olho azul encontra-se a buracona, que é uma espécie de piscina natural que se formou devido à força do mar na rocha vulcânica. Este local é de uma beleza brutal. Aventureira como me tornei, dei o melhor mergulho da minha vida!
   
O local seguinte que visitámos foi aquele a que todos chamam "a miragem". A guia explicou-nos que deram este nome a este local porque se encontra num pequeno deserto e se olharmos em direcção às montanhas, devido às ondas das altas temperaturas. parece vemos um rio. É um local muito bonito e tem uma lojinha, onde nos dão a provar o famoso grogue, bebida típica.
Por fim, chegamos ás tão faladas Salinas de Pedra de Lume
, que faz todo o sentido visitar porque tem tudo a ver com o que deu nome a esta ilha. Esta é uma experiência relaxante, onde se tomam banhos nas salinas, na base de um vulcão. Funciona como um spa, onde a água é tão salgada que os nossos corpos ficam a boiar e, reza a lenda, a água funciona como uma terapia medicinal para o tratamento da pele. 


Uma das experiências que vale a pena fazer na ilha é o mergulho. Foi a melhor prenda de aniversário que a minha melhor amiga me deu! Quando vimos na piscina do hotel a forma como os instrutores de mergulho faziam a iniciação ao mergulho ficámos logo com vontade de experimentar. E assim foi quando soubemos que o mergulho estava com 50% de desconto imediato. Com o apoio do Manta Diving Center, mergulhámos pela primeira vez e foi divinal! Inicialmente tivémos uma preparação na piscina do hotel, para termos o contacto com a respiração debaixo de água com garrafas e sabermos as universais normas de segurança. Cabo Verde tem, de facto, uma fauna muito rica e uma vida subaquática impressionante com peixes de todas as formas e cores. Foi inesquecível e aconselho a todas as pessoas que tenham oportunidade de experimentar.

Infelizmente, eu e a minha melhor amiga apanhámos uma virose na ilha e os últimos dias das férias foram pouco ou nada aproveitados. Tivemos azar pois fomos numa época de pós-tempestade e já se sabe que essa altura é propícia às viroses.

Independentemente disso, posso garantir que a ilha do sal é extremamente bonita, com lugares maravilhosos para conhecer, um povo muito afável e um clima invejável. Para uma viagem de descanso e lazer eu recomendo a cem por cento!

You May Also Like

1 comentários

  1. Que saudades do Sal. Devido à virose e uma vez que pelos vistos fui a pessoa mais afectada no hotel, tenho mesmo pena de não ter desfrutado tanto desta viagem. À parte disso, os dias que consegui aproveitar, foram os melhores! A ilha é linda e mais uma vez repito: Se houvesse um destino que eu repetiria vezes sem conta era, sem dúvida, ilha do SAL. As pessoas são brutais, os lugares são maravilhosos... Meus Deus, a praia. Aquela água faz as delicias de qualquer pessoa. E a arte? Os quadros são lindos. No meio disto tudo tenho que destacar que a minha parte favorita foi a ida à Buracona. Não vi sítio mais lindo para visitar e mergulhar. :D Tens muito boas fotos desse dia na Buracona! Tenta partilha-las em ponto grande... Vale mesmo a pena. *.* é que Cabo Verde tem uma coisa muito boa e bonita: O mar é tão claro e limpo que nada de baixo de água passar despercebido. Vê-se tudo. :) E esta foi só mais uma aventura ao teu lado. <3

    ResponderExcluir