[Pegadas & Divulgações] Novidades Grupo Lidel - Janeiro

by - 03:16

Um livro que reforça a importância da leitura literária enquanto tarefa coletiva, identificando o compromisso de todos os intervenientes em especial dos professores, que são fulcrais na hora de cativar e incentivar os alunos

Sobre a obra:  A editora PACTOR já tem disponível o livro “Leitura e Educação Literária”, coordenado pelos professores Fernando Azevedo e Ângela Balça.

Capaz de proporcionar aos leitores uma viagem por vários mundos e cenários, a leitura é sem dúvida uma forma de enriquecimento quer cultural, quer pessoal. No entanto o Ensino da Literatura em Portugal tem mudado drasticamente, onde fomos passando de um quadro mais tradicional, com leituras obrigatórias no Ensino Básico e Secundário, como Os Lusíadas, Frei Luís de Sousa ou até mesmo Os Maias para um quadro mais corrente.

Prefaciado por Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, e enriquecido com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros nas áreas da Educação, Letras, Línguas, Ensino Básico, entre outras, este livro surge num contexto em que é necessário evidenciar e promover a importância do ensino da literatura propondo ideias e estratégias na linha do que é explicado pelo Programa e Metas Curriculares dos ensinos Básico e Secundário.

Destinado essencialmente a professores do Ensino Básico e Secundário em formação, e dividido em dez capítulos, sabiamente estruturados para permitir a máxima absorção de informação, a nova obra da PACTOR engloba no seu conteúdo tanto saberes e práticas como sugestões de textos literários e proposta de trabalho.

Com identificação em cada capítulo da bibliografia essencial à construção da obra, e destacando elementos de aprofundamento de informação sobre vários conceitos apresentados, “Leitura e Educação Literária” pretende ser mais que um simples livro, um instrumento de auxílio na prática profissional, capaz de fomentar com rigor e de forma integrada a Educação Literária.

Principais temas abordados no livro:
* Educação Literária e Formação de Leitores;
* Avaliação da Leitura;
* Literacia Familiar no Ensino Básico: Competências Literácitas e Representações dos alunos;
* Educação Literária e Mediadores;
* Narrativa Digital: Experimentar, Explorar e Reinventar a Narrativa na Geração WEB 2.0;
* Didática da Literatura a partir da Prática;
* A Leitura de Literatura e a Educação Literária nos novos Manuais de Português do 9º ano de Escolaridade;
* O Teatro Infantojuvenil na Escola e o Desenvolvimento das Competências Leitora e Literária: Propostas de Trabalho
* Educação Literária e Contadores de Histórias: Um Testemunho na Primeira Pessoa;
* Pensar a Cidadania Hoje através da Educação Literária.

------------------------------------------------------------------------
Um livro que pretende sensibilizar os profissionais do setor e simultaneamente auxiliar os alunos dos cursos superiores de Arquitetura e Engenharia, nas áreas de projeto, materiais e tecnologias.

Sobre a obra: A LIDEL acaba de disponibilizar no mercado o livro “Fachadas de Edifícios”, coordenado pelo reconhecido mestre em construção, Hipólito de Sousa.

A arquitetura, assim como a engenharia, tem permitido observar autênticas obras de arte ao ar livre. São já muitos os edifícios por todo o mundo que espelham uma evolução notória de construção, diretamente associada a um desenvolvimento tecnológico nunca antes imaginado.

Enriquecido com a participação do arquiteto Filipe Moreira da Silva e dos engenheiros Rui Sousa e Fernando Sousa, a nova obra da LIDEL espelha a experiência destes profissionais e a sua preocupação face à modernização das fachadas de cada edifício, identificadas pelos mesmos como “capas protetoras” da construção.

Dividido em sete capítulos, “Fachadas de Edifícios” engloba no seu conteúdo a evolução histórica da principal envolvente dos edifícios – as paredes – com especial enfâse para as principais problemáticas associadas à sua modernização, nomeadamente as fissurações e as humidades.

Incluindo aspetos essenciais da temática em particular as fachadas ventiladas, materiais de revestimento, sistemas de fixação e sistemas de caixilharia, a obra aborda ainda vários conjuntos de conhecimentos e requisitos que devem ser tidos em conta por profissionais do setor, aquando da idealização e consequente construção de um edifício, bem como aspetos de economia e produtividade.

Principais conteúdos:
* Evolução Histórica das Fachadas de Edifícios;
* As Fachadas na Atualidade;
* Os Principais Constituintes das Fachadas de Edifícios;
* Comportamento Mecânico e Térmico das Alvenarias;
* Fachadas Ventiladas;
* Sistemas de Caixilharia;
* Economia e Produtividade;
* Normalização de Produtos e Sistemas;
* Exercícios de Dimensionamento.


You May Also Like

0 comentários