[Pegadas & Divulgações] 'Perturbação Obsessivo–Compulsiva - O insustentável peso da dúvida'

by - 11:05

Sobre a obra: A LIDEL apresenta o livro “Perturbação Obsessivo–Compulsiva – O insustentável peso da dúvida” coordenado pelos especialistas na área da psiquiatria, António Ferreira de Macedo e Joana Andrade, e psicologia, Ana Telma Pereira.

Profundamente limitadora, a Perturbação Obsessivo–Compulsiva (POC) é, mais do que se imagina, responsável por restringir o dia-a-dia de um ser humano diminuindo a sua qualidade de vida. Considerada como uma perturbação psicológica tão frequente quanto a asma ou diabetes, a POC controla os pensamentos, as ações ou os impulsos, merecendo por isso toda a consideração e devida importância.

Numa altura em que urge a necessidade de desmistificar esta doença psiquiátrica, já retratada em diversos filmes como por exemplo o “Melhor é Impossível”, surge este livro enriquecido com a participação de 20 profissionais, nacionais e internacionais.

A obra compila os dados mais importantes da doença, identificando como relevante a neurobiologia, neuroquímica, genética e a neuroimagiologia, entres outros, daquela que é considera a quarta perturbação psicológica mais expressiva na sua prevalência.

Dividido em 18 capítulos e dirigido a todos os profissionais de saúde que lidam diretamente com questões de saúde mental, “Perturbação Obsessivo–Compulsiva – O insustentável peso da dúvida” engloba no seu conteúdo imagens e gráficos que facilitam a compreensão e interpretação das discussões mais profundas sobre as nuances da doença.

Incluindo ainda uma bibliografia de excelência no final de cada capítulo e, abordando vários tratamentos possíveis em particular os mais recentes, o novo livro da editora pretende de forma concisa e pormenorizada elucidar os leitores sobre a doença, assim como dar a conhecer as novas descobertas no espectro das perturbações.

Principais conteúdos:
* Introdução e Evolução Histórica;
* Definição e diagnóstico;
* Epidemiologia e características clínicas;
* Comorbilidade e diagnóstico diferencial;
* Genética da perturbação obsessivo-compulsiva e perturbações associadas;
* Modelos neurobioquímicos;
* Modelos neuroanatómicos e imagiologia;
* Modelos comportamentais e cognitivos;
* Personalidade e fenómenos obsessivos;
* Processos cognitivos;
* Compulsividade e impulsividade;
* Perturbações do espectro obsessivo-compulsivo;
* Perturbação obsessivo-compulsiva no período perinatal e na infância;
* Avaliação psicológica;
* Neuropsicologia da perturbação obsessivo-compulsiva;
* Tratamento farmacológico;
* Terapias comportamentais e cognitivas;
* Psicocirurgia e neuromodulação cerebral.

Sobre os autores: 
António Ferreira de Macedo
Professor Agregado da FMUC e Professor Afiliado da FMUP. Psiquiatra do CHUC. Diretor do Serviço de Psicologia Médica da FMUC. Coordenador da consulta de Perturbação Obsessivo-Compulsiva do CRI de Psiquiatria do CHUC. Coordenador da Unidade Não Invasiva de Estimulação Cerebral do CRI de Psiquiatria do CHUC.

Ana Telma Pereira
Psicóloga e investigadora Auxiliar do Serviço de Psicologia Médica da FMUC.

Joana Andrade
Assistente Hospitalar de Psiquiatra do CHUC. Assistente Convidada da FMUC. Subcoordenadora da consulta de Perturbação Obsessivo-Compulsiva do CRI de Psiquiatria do CHUC. Subcoordenadora da Unidade Não Invasiva de Estimulação Cerebral do CRI de Psiquiatria do CHUC. Coordenadora da Unidade de Eletroconvulsivoterapia do CRI de Psiquiatria do CHUC.

You May Also Like

0 comentários