[Pegadas & Opiniões] 'A Magia do Acaso' de Tiago Rebelo

by - 12:06

Autoria: Tiago Rebelo
Editora: ASA
Data de publicação: Outubro de 2016
Número de páginas: 390


Sinopse: O que acontece quando a magia de um encontro improvável muda radicalmente as vidas de um homem e uma mulher?
Sofia, secretária num escritório de um famoso advogado, casada com André, um bem-sucedido administrador de uma empresa do ramo imobiliário, e eterna sonhadora, sente-se insatisfeita com a confortável vida que leva. Num encontro improvável conhece Bernardo, um fascinante homem de negócios. Apesar do charme inebriante deste e da inesperada atracção que sente não se decide a pôr em causa o seu casamento. Mas um acontecimento inesperado encarregar-se-á de fazer tremer os pilares da vida monótona que hesita em deixar. Após inúmeros encontros e desencontros, peripécias e reviravoltas, Sofia consegue finalmente fazer uma ruptura total com a vida que levou até aqui, virar a página e entregar-se por completo a Bernardo. Os sonhos e a magia do acaso vencem sempre.

Opinião: 
Desengane-se quem pega neste livro e pensa que irá ler um romance com um amor épico de contos de fadas. Este livro traz-nos personagens tão verdadeiras, tão reais, que se torna fácil a sua leitura e rapidamente nos vamos identificando com as atitudes das personagens. 
O livro gira á volta de Sofia e são três as personagens secundárias deste enredo: André, Bernardo e Pipa. O que eles não sabem é que, devido a um acaso do destino, têm várias ligações, a nível pessoal e profissional.
Sofia é a secretária de um famoso advogado de Lisboa e tem uma vida monótona, um casamento negligenciado pelo afastamento do seu marido André, que só se focava no seu trabalho.
A Magia do acaso leva Sofia a conhecer Bernardo, namorado de Pipa. É nesta altura que a mesma se questiona acerca da sua vida e do seu casamento: para quê viver um casamento triste e sem futuro, quando ainda é jovem e ainda tem tanto para concretizar? Também é nesta altura que André a trai com uma colega de trabalho e acaba por ser apanhado na teia da traição. Se já ponderava divorciar-se de André, a sua decisão tornou-se clara e ganhou força para se desprender do marido.
André, desolado pelo termino do seu casamento e por Sofia não o perdoar, começa a frequentar um restaurante, o 'Papa Rica', gerido por Pipa. Por sua vez, Pipa também recebe todas as noites no seu restaurante Tomé, o patrão de Sofia.
As ligações entre as personagens vão aparecendo e são fulcrais para o desenvolvimento de algumas situações, por vezes caricatas (estou a lembrar-me de uma situação com um certo jarro de água, ahah!)
O livro, à medida que vai desenvolvendo, permite-nos reter uma série de ensinamentos essenciais à nossa vida: quem tudo quer tudo perde (André), por muitas voltas que a vida dê o que tiver de ser será (Bernardo), a ganância desconhece limites (Pipa)...
Um romance de encontros e desencontros, pautado por diversos conflitos pessoais, onde o acaso é retratado através das várias personagens do enredo. 
Agradeço imenso ao Grupo Leya e ao escritor, Tiago Rebelo, que me autografou o exemplar, por me terem proporcionado esta leve leitura.

Classificação:



You May Also Like

0 comentários